O que são commodities agrícolas?
Commodities agrícolas são as mercadorias do agronegócio que sofrem o mínimo possível de interferências industriais em seus processos.
Commodity significa mercadoria. Ele vale para a maioria dos produtos comercializados no mercado internacional.
O preço de uma commodity não possui grandes diferenças de um país para o outro. Afinal, o produto segue uma padronização de tamanho, tipo, peso, dentre outras especificações.
Commodities negociadas em qualquer país vão obedecer a um preço internacional por determinada quantidade/peso.
Fatores que influenciam os preços das commodities
As commodities sofrem impacto com as mudanças climáticas (secas, geadas, La Niña e excesso de chuvas). Perdas em diversas culturas são a consequência.
A situação fica mais preocupante por causa da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que agravou a crise dos fertilizantes.
Esses fatores fazem com que os preços das commodities agrícolas e dos insumos necessários para produzi-las sofram grandes mudanças.
A variação de preços é influenciada pela bolsa de valores. Nas bolsas, são registrados os preços que vão balizar as negociações atuais ou do mercado futuro.
Os preços sofrem oscilações acontecem por vários fatores. Por exemplo: safra, entressafra, distância entre compradores e vendedores, eficiência dos portos.
Outras influências nos preços das commodities são:
Riscos geopolíticos, como o da guerra na Ucrânia;
Crises sanitárias (pandemia de Covid-19);
Cenários macroeconômicos;
Nível de desenvolvimento da economia internacional, sobretudo porque eles são indicativos das demandas por matérias-primas ou produtos primários e da movimentação de câmbio.
Requisitos das commodities agrícolas
Para ser uma commodity, a mercadoria precisa ser negociada em bolsa de valores. Ela também precisa obedecer características pré-estabelecidas do contrato negociado em bolsa.
Por exemplo, a soja precisa ter um máximo de 14% de umidade, máximo de 8% de grãos avariados, máximo de 8% de grãos esverdeados e até 30% quebrados. Caso a saca não se enquadre nessas regras, ela não pode ser negociada.
Para ser uma commodity, a mercadoria precisa ser negociada em bolsa de valores. Nelas são registrados os preços que vão balizar as negociações atuais ou do mercado futuro
Para um produto agrícola ser considerado commodity, deve ser in-natura ou sofrer o mínimo de interferência possível da indústria.
As commodities agrícolas são produtos primários. Por exemplo, o grão de café é uma commodity, mas a bebida pronta não. Chocolate não é commodity, mas o cacau é.
Quais mercadorias são consideradas commodities
As mercadorias consideradas como commodities podem ser:
Financeiras (títulos do Tesouro Direto, euro, dólar, real, além de moedas fiduciárias);
Ambientais (água, energia, madeira);
Agrícolas.
Na agricultura, existem vários produtos comercializados no mercado nacional e no internacional.
O Brasil é destaque como maior produtor e exportador de soja, açúcar, café e suco de laranja. Também é um grande competidor de milho, algodão e carnes.
Quais são os tipos de commodities?
As commodities são classificadas “de origem” e “por uso”. A classificação é feita conforme a organização do próprio mercado.
As commodities do grupo de origem são:
Agrícolas: soja, milho, café, açúcar, algodão, biocombustíveis, trigo, cacau;
Minerais: gás natural, petróleo, minérios;
Industriais: inclui os petroquímicos.
O grupo de commodities do grupo por uso são:
Alimentos: soja, milho, açúcar;
Metais: minérios, aço, alumínio;
Energia: petróleo, gás, gasolina, biocombustíveis;
Fibras: pluma de algodão, fibras sintéticas.
As commodities também podem ser agrupadas entre soft e hard. As soft commodities são os produtos agrícolas e as hard commodities os minerais.
Fonte: www.blog.aegro.com.br